O Instituto Nacional de Artes do Circo é a primeira estrutura de formação circense no norte de Portugal, que visa estimular a formação de jovens artistas de circo contemporâneo de alto nível técnico e artístico. Para além do risco, da poesia e do humor, é na excelência técnica e no virtuosismo que se apoiam as várias formas de circo atual. Aos artistas, de ontem e de hoje, é sempre exigido um treino quotidiano e intensivo.
O INAC tem como primeira missão formar artistas, capazes de uma abordagem pluridisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação das novas estéticas. As várias disciplinas específicas do circo o malabarismo, clown, equilibrismo, aéreos e acrobacia, e a sua inter-relação com outras formas artísticas, nomeadamente o teatro e a dança constituem o alicerce pedagógico da proposta formativa.
O INAC pretende ainda preencher uma lacuna profunda ao nível da formação em Portugal, na convicção de que no futuro, bons artistas permitirão criar espetáculos de grande qualidade técnica e artística. O projeto do INAC consagra assim a criação de um núcleo de formação circense, que no desenvolvimento da sua missão valoriza o carácter global e único desta área artística.
Professionalize circus artists contributing to the creation of a new professional profile in Portugal
To promote the professional integration of students in formal structures with competences for the exercise of this type of activity
To meet an existing demand from cultural programmers for this type of artistic manifestation in Portugal
9 meters high
Dance Studio
Gap
Springboard
Trampwall
Airtrack
Louge
Gynastic Floor
Space for creation and presentation
Open Space
Canteen
Changing rooms