O Instituto Nacional de Artes do Circo é a primeira estrutura de formação circense no norte de Portugal, que visa estimular a formação de jovens artistas de circo contemporâneo de alto nível técnico e artístico. Para além do risco, da poesia e do humor, é na excelência técnica e no virtuosismo que se apoiam as várias formas de circo atual. Aos artistas, de ontem e de hoje, é sempre exigido um treino quotidiano e intensivo.
O INAC tem como primeira missão formar artistas, capazes de uma abordagem pluridisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação das novas estéticas. As várias disciplinas específicas do circo o malabarismo, clown, equilibrismo, aéreos e acrobacia, e a sua inter-relação com outras formas artísticas, nomeadamente o teatro e a dança constituem o alicerce pedagógico da proposta formativa.
O INAC pretende ainda preencher uma lacuna profunda ao nível da formação em Portugal, na convicção de que no futuro, bons artistas permitirão criar espetáculos de grande qualidade técnica e artística. O projeto do INAC consagra assim a criação de um núcleo de formação circense, que no desenvolvimento da sua missão valoriza o carácter global e único desta área artística.
Profissionalizar artistas de circo contribuindo para a criação de um novo perfil profissional em Portugal
Promover a integração profissional dos alunos em estruturas formais com competências para o exercício deste tipo de atividade.
Dar resposta a uma procura existente deste tipo de manifestações artísticas em Portugal por parte dos programadores culturais.
9 metros de altura
Estúdio de dança
Fosso
Trampolim
Trampwall
Airtrack
Louge
Praticável
Espaço de criação e apresentação
Open Space
Refeitório
Balneários